Ícone do site Enciclopet

Akita inu

Originário da província de Akita, na ilha de Honshu, com o nome de “Akita Matagi” (cão de caça ao urso), o Akita figurava entre os cães de caça de porte médio. Esta raça, cujos antepassados seriam cães chineses, foi em seguida cruzada com um Mastim e com o Tosa. Assim, foi durante muito tempo utilizado como cão de caça grossa e cão de combate. Após um período de declínio, esta raça classificada como parte do patrimônio nacional japonês, se tornou muito popular. Este cão, o maior dos cães japoneses do tipo “Spitz”, tornou-se quase exclusivamente cão de compa nhia. Ele é muito apreciado na Europa e nos Estados Unidos, onde um tipo mais pesado (50 kg) foi desenvolvido. Chegou na França em 1981.




SPITZ ASIÁTICOS E RAÇAS ASSEMELHADAS

Tamanho grande. Constituição robusta, bem proporcionada. Possante. Nobre. Digno. Andadura: movimento elástico e possante.

PAÍS DE ORIGEM

NOME DE ORIGEM

OUTROS NOMES

CABEÇA

OLHOS

ORELHAS

CORPO

MEMBROS

CAUDA

PELO

PELAGEM

TAMANHO

PESO

Temperamento, aptidões, educação

Robusto, vigoroso, muito corajoso, independente. Orgulhoso mas também é calmo. Dócil, de boa convivência, é um bom companheiro. Desconfiado com estranhos, vigilante mas pouco ladrador, mostra ser um bom cão de guarda. Dominador, dificilmente convive com outros cães. Deve ser educado com firmeza mas sem brutalidade.

Conselhos

Muito esportivo, a vida em apartamento não lhe é propícia, exceto se puder gastar sua energia diariamente. Escovação diária, trimming na muda do pelo.

Utilização

Guarda, cão de utilidade (auxílio à polícia, guia de cegos), companhia.

Sair da versão mobile