Ícone do site Enciclopet

Angorá Turco

Um gato elegante, envolto numa pelagem branca sedosa. Foi durante muito tempo, o favorito na corte dos reis de frança.

Este gato é originário da Turquia e possui o antigo nome da capital, a actual ankara. Esta raça é muito antiga e permanece pura e natural. No século XVII, o explorador italiano pietro della valle levou alguns espécimes para o seu país. Este gato, de pelagem imaculada e enevoada, foi considerado um presente “real” apreciado por toda a aristocracia europeia, nomeadamente na corte de Luís XV. No século XVIII, para o distinguir do gato doméstico e do chartreux, linné denominou-o cattus angorensis. Buffon descreveu-o como “gato de angorá completamente branco e de pêlo comprido”.




No século XIX, depois de ter contribuído para o desenvolvimento do persa, ao qual terá transmitido o gene responsável pelo pelo comprido, esta raça quase desapareceu devido à grande popularidade dos persas. Após a segunda guerra mundial, a raça esteve em vias de extinção. Alguns criadores da Europa e dos Estados Unidos importaram angorás da turquia, onde a raça se encontra atualmente protegida. Citemos, por exemplo, os criadores americanos tório que adquiriram no zoológico de ankara o casal yildiz e yildizcik . A c.f.a. Registou os primeiros angorás turcos em 1970. A raça foi reconhecida em 1973 pela C.F.A e em 1988 pela F.I.FE. Apesar da sua beleza, esta raça continua pouco divulgada.

PAÍS DE ORIGEM

ASPECTO GERAL

CABEÇA

ORELHAS

OLHOS

PESCOÇO

CORPO

PATAS

CAUDA

PELAGEM

OBSERVAÇÕES

Cruzamentos autorizados com outras raças: nenhum.

DEFEITOS

CARACTERÍSTICAS/PARTICULARIDADES

Gato equilibrado, ativo, vivo, brincalhão mas também calmo. Mostra-se muito sociável com outros gatos e cães com os quais esteja familiarizado.

Dotado de uma grande capacidade de adaptação, as viagens não lhe causam problemas especiais. Muito afectuoso, com uma sensibilidade extrema, é ávido de carícias e pode mostrar-
se um pouco “maçador”. É palrador, mas o seu miado é suave.

 Robusto, desportivo e ágil, o angorá é um apreciador da água e um excelente caçador. Como tal, necessita de espaço.

Fácil manutenção devido à quase ausência de sub-pelo. Uma escovagem semanal é suficiente. Aquando da muda, que é abundante, a escovagem deverá ser diária. Deve

Sair da versão mobile