Ícone do site Enciclopet

Australian Cattle Dog

Este cão teria nascido do cruzamento entre o Smithfield, próximo do Bobtail, desaparecido, o Dingo, o Colley e o Bull-Terrier. Por volta de 1840, deve também ter recebido sangue de Dálmata e de Pastor australiano. Também lhe chamam de “Heeler” (que significa perseguir de perto) por sua habilidade que consiste em mordiscar sem magoar os calcanhares dos animais. A raça foi reconhecida por volta de 1890. Foi apenas a partir dos anos 70 que ele foi conhecido na Europa e nos Estados Unidos.




BOIADEIRO

Impressão de grande agilidade, força e resistência. Movimento franco, leve e solto.

PAÍS DE ORIGEM

NOME DE ORIGEM

OUTROS NOMES

CABEÇA

OLHOS

ORELHAS

CORPO

MEMBROS

CAUDA

PELO

PELAGEM

TAMANHO

PESO

Temperamento, aptidões, educação

Muito dinâmico, sempre atento, vigilante, corajoso, este cão nasceu para guardar e conduzir os rebanhos de gados. De uma resistência extraordinária e de uma grande agilidade, praticamente silencioso no trabalho (seu latido é parecido com o grito da coruja), é um auxiliar indispensável dos fazendeiros australianos, com a imensidade dos espaços e o clima quente. Companheiro fiel, é muito dedicado a seu dono e a sua família, e possui grandes aptidões para guardar as casas, porque é muito desconfiado com estranhos.

Conselhos

Não é um cão da cidade. Em apartamento, provoca danos pela falta de espaço e de atividade. Precisa se despender muito e diariamente. Uma escovação regular é suficiente.

Utilizações

Pastoreio, guardião dos animais, condutor de rebanhos. Cão de guarda.

Sair da versão mobile