Ícone do site Enciclopet

Azawakh

Esse Galgo africano vem da Bacia nigeriana média, no vale de Azawakh, na fronteira do Mali. Ele foi desenvolvido pelos Tuaregues do Saara meridional para fazer tropeçar as gazelas a fim de que os cavaleiros pudessem alcançá-las. Ele era também animal de aparato e companheiro. Ele está perto do Sloughi e do Saluki. Os primeiros espécimes foram importados na Europa no início dos anos 70. A raça foi oficialmente reconhecida pela F.C. I. em 1981. Em 1982 foi publicado um padrão. Ele foi introduzido na França recentemente. Seu número é modesto.




LEBRÉIS DE PELO CURTO

Longilíneo. De estatura alta. Elegante. Muito esbelto. Ossatura e musculatura aparecem sob os tecidos finos e secos. Pele fina e esticada. Movimentos muito flexíveis. Galope com saltos. Acentuado aspecto de leveza.

PAÍS DE ORIGEM

OUTROS NOMES

CABEÇA

OLHOS

ORELHAS

CORPO

MEMBROS

CAUDA

PELO

PELAGEM

TAMANHO

PESO

Temperamento, aptidões, educação

Rústico, muito resistente, vivo, esse cão caça com a visão e o perfil de saltador, o que é necessário para a perseguição de antílopes e captura dos pássaros em vôo. Muito reservado em relação aos estranhos, muito vigilante e bravo, é um bom cão de guarda dos campos de nômades. O seu caráter é muito categórico; dotado de uma forte personalidade, ele é independente. É afetivo com aqueles que quiser aceitar. Sua educação deverá ser rigorosa, iniciada precocemente e deverá ser feita com paciência.

Conselhos

Não deve ser confinado em um apartamento. Ele precisa de espaço e de muitos exercícios. Deve ser escovado semanalmente.

Utilização

Cão de caça. Cão de companhia.

Sair da versão mobile