Ícone do site Enciclopet

Balinês

Um gato esbelto, sedoso e traquinas com olhos de um azul intenso

Nos anos 40, alguns criadores americanos desenvolveram um interesse pelos Siameses que nasciam com uma pelagem semi-longa. Ignora-se se esta pelagem seria resultante de uma mutação espontânea ou de um cruzamento com Persas.




Antigamente, os gatinhos de pelo semi-longo não tinham qualquer valor. Na Califórnia, depois da Segunda Guerra Mundial,Marion Dorsey empreendeu a criação destes “Longhair Siamese”,também denominados Siameses de pelo comprido ou Balineses, para destacar simultaneamente a sua origem asiática e a graciosidade dos seus movimentos. Estes siameses de pelo semi-longo foram expostos em 1955.

A raça foi reconhecida em 1970 pela C.F.A, em 1972 pela T.I.C.A. e em 1983 pela França. Esta raça continua pouco conhecida na Europa.

PAÍS DE ORIGEM

DESIGNAÇÃO DE ORIGEM

OUTRA DESIGNAÇÃO

ASPECTO GERAL

CABEÇA

ORELHAS

OLHOS

PESCOÇO

Comprido, fino, elegante.

CORPO

PATAS

CAUDA

PELAGEM

OBSERVAÇÕES

DEFEITOS

CARACTERÍSTICAS/PARTICULARIDADES

É um gato extrovertido, ativo, vivo, curioso e brincalhão. No entanto, tem um temperamento mais moderado e equilibrado do que o seu primo Siamês e o seu miado é mais suave.

Adora companhia, detesta a solidão e requer muita atenção e ternura. Agrada-lhe a presença de outro gato ativo ou de um
cão com o qual esteja familiarizado. Exclusivo em relação ao dono que adora, é um gato sensível, afetuoso e muito cativante.

A sua necessidade de atividade e caça pode ser suprida com um jardim.

Pelagem de manutenção fácil. Uma escovagem semanal é suficiente. A muda não é abundante.

Sair da versão mobile