Ícone do site Enciclopet

Beagle

Raça inglesa muito antiga, mencionada no século III pelo bardo escocês Ossian. Ocupou um lugar importante nos reinados de Henrique VIII e Isabel I. Na época eram descritas três variedades: – Os Beagles do sul, os maiores (45 cm, pelagem branca e preta) – Os Beagles do norte, de porte médio – Os Beagles pequenos, menos de 35 cm, incluindo o Beagle Isabel ou “Beagle cantor” devido à sua voz melodiosa (inferior a 20 cm). Os primeiros Beagles foram introduzidos na França por volta de 1860. O Clube Francês do Beagle foi fundado em 1914. Agradando a todos, tornou-se o sabujo mais difundido na França e no mundo. Agrada devido a seu tamanho reduzido, seu temperamento, sua polivalência, sua eficiência e velocidade.




CÃES SABUJOS

O menor dos sabujos ingleses. Brevilíneo. Tipo “Cob”. Elegante. Bem proporcionado. Andar vivo.

PAÍS DE ORIGEM

CABEÇA

OLHOS

ORELHAS

CORPO

MEMBROS

CAUDA

PELO

PELAGEM

TAMANHO

PESO

Temperamento, aptidões, educação

O padrão é caracterizado da seguinte maneira “cão alegre, audacioso, dotado de grande atividade, energia e determinação. Vivo, inteligente, temperamento estável.” Corajoso, resistente, muito rápido, possuidor de grande solidez atacando o animal no momento de matar e bom faro. É um cão que conduz a matilha e reconhece a pista do animal, protestante, rápido. Pode trabalhar sozinho, em par ou em matilha. Cão de ordem, pequeno, polivalente (lebre, coelho, raposa, cabrito montês, javali). Na Inglaterra, é exclusivamente utilizado para a caça de pista da lebre (beagling). Afetuoso, de temperamento excelente, é um companheiro de família agradável. Necessita de educação firme.

Conselhos

Adapta-se à cidade, mas necessita de espaço para gastar a energia. Escovação uma ou duas vezes por semana. Cuidados regulares das orelhas.

Utilização

Caça, companhia.

Sair da versão mobile