Ícone do site Enciclopet

Boiadeiro de Flandres

Oriundo de Flandres, ele seria o resultado da mistura de várias raças, a fim de criar um auxiliar de fazenda ideal. Para alguns, este cão teria sido provavelmente importado para Flandres pelos invasores espanhóis. Para outros, ele proviria do cruzamento entre os Barbets de grande porte, Mastins, Pastores de Picardia ou então descenderia do Beauceron e dos Grifos… Durante a Primeira Guerra Mundial, este cão quase desapareceu. Criadores flamengos reconstituíram a raça a partir de alguns indivíduos que tinham escapado. Em 1965, seu padrão foi estabelecido pela F.C.I..




BOIADEIRO

Tipo molossóide. Constituição em “cob”. Brevilíneo. Inscritível num quadrado. Movimentos habituais: o passo e o trote.

PAÍS DE ORIGEM

NOME DE ORIGEM

CABEÇA

OLHOS

ORELHAS

CORPO

MEMBROS

CAUDA

PELO

PELAGEM

TAMANHO

PESO

Temperamento, aptidões, educação

Cão muito rústico, franco, dominador, enérgico. De um temperamento equilibrado, calmo, é um obediente ousado. Cão com personalidade, um pouco brusco, de um único dono. Esportivo, cheio de energia, vigilante e dócil, precisa de uma educação firme, sem negligências. Dissuasivo para com os estranhos.Este cão sempre trabalhou na fazenda na guarda e na condução do rebanho e do gado, e também como cão de tiro. Suas grandes qualidades olfativas foram apreciadas pela polícia.

Conselhos

Escová-lo pelo menos duas vezes por semana e levá-lo a um pet shop três ou quatro vezes por ano para uma sessão de trimming (tosa). O apartamento não é conveniente para ele. Terá que lhe garantir espaço e exercício.

Utilizações

Pastoreio, policial (pistagem, ligação), guarda e companhia.

Sair da versão mobile