Ícone do site Enciclopet

Califórnia Spangled

Um pequeno leopardo de apartamento

Após o seu regresso da Tanzânia, Paul Casey, um argumentista de Hollywood, decidiu criar um gato semelhante aos gatos malhados de África, que lembrasse um selvagem leopardo, porém manso como… um cordeiro.




Para tal, iniciou um longo programa de criação e selecção nos anos 70, através do cruzamento de numerosas raças: Siamês, British Shorthair, American Shorthair, Manx, Abissínio e uma linhagem de gatos errantes do Egipto e da Ásia.

Foram necessárias onze gerações de gatos para se conseguir fixar a raça, que foi lançada em 1986. Foi baptizado com o nome Califórnia por ter nascido nesse estado, e Spangled pois a sua pelagem recorda as manchas redondas e escuras da plumagem de determinadas aves. O último standard da T.I.C.A. é datado de 1993. Trata-se de um gato muito raro na Europa.

Se la llamó California, dado que había nacido en ese Estado, y Spangled, porque su pelaje evocaba las manchas redondas y oscuras del plumaje de ciertos pájaros.

PAÍS DE ORIGEM

OUTRA DESIGNAÇÃO

ASPECTO GERAL

CABEÇA

ORELHAS

OLHOS

PESCOÇO

CORPO

PATAS

CAUDA

PELAGEM

OBSERVAÇÕES

DEFEITOS

CARACTERÍSTICAS/PARTICULARIDADES

Gato vivo, enérgico, muito ativo mas não agressivo. É um excelente caçador. Sociável, é afetuoso e sensível. A manutenção deste gato limita-se a uma escovagem semanal.

Sair da versão mobile