Ícone do site Enciclopet

Cão Norueguês de Macareux

É originário do arquipélago de Lofoten e mais particularmente da ilha de Vaeroy, no norte da Noruega. A aldeia de Mostad terá sido o berço desta raça. Outrora era utilizado para caçar nas falésias as aves palmípedes, os macaréus (Lunde em norueguês) e na guarda de rebanhos. Depois do abandono desta caça, ela esteve à beira da extinção e só foi reconstituída depois de 1960. No entanto, as suas características anatômicas semelhantes
às dos animais primitivos desaparecidos e as suas aptidões, fazem dele um cão muito apreciado, e tornou-se cão de companhia. É muito raro na França.




CÃES NÓRDICOS DE CAÇA

Porte pequeno. Tipo Spitz. Flexível, bastante leve. Movimentação elástica com movimentos circulares externos dos membros anteriores.

PAÍS DE ORIGEM

NOME DE ORIGEM

OUTROS NOMES

CABEÇA

OLHOS

ORELHAS

CORPO

MEMBROS

CAUDA

PELO

PELAGEM

TAMANHO

PESO

Macho: cerca de 7 kg
Fêmea: cerca de 6 kg

Temperamento, aptidões, educação

Vigoroso, enérgico, alerta, vivo, dotado de um temperamento independente, não agressivo. Alegre, afetuoso, é um bom companheiro. Muito ágil. Pode virar a cabeça para trás até o dorso, graças à maleabilidade de seu pescoço. Consegue afastar os membros anteriores até quase formarem 180º. Necessita de uma educação firme.

Conselhos

Não pode ficar confinado a um apartamento. Necessita de espaço e muito exercício. Escovação e penteação regular.

Utilização

Caça, companhia.

Sair da versão mobile