Ícone do site Enciclopet

Dogue Alemão

Este grande molosso descenderia do Molosso do Tibete introduzido na Europa pelos Fenícios, e depois por um povo nômade de Pérsia, os Alanos. Na Idade Média distinguiam-se entre esses Molossos duas variedades: os “Alanos gentis” que caçavam em matilha (javali, lobo, urso), poderosos, ágeis, esbeltos e os “Alanos de açougue”, de aparência mais pesada, mais recolhida, que se destinavam à guarda. Em 1878, todas as variedades foram agrupadas sob o nome de
“Dogue alemão”. Seu padrão foi fixado por volta de 1890 na Alemanha. O Doggen Club da França foi fundado em 1923.




MOLOSSOS TIPO DOGUE

Alto. Poderoso. Harmonioso. Robustez. Força. Elegância. Cheio de nobreza. Porte real. Apolo dos cães. Orgulhoso. Pele pigmentada. Movimentos harmoniosos e leves. Seus ancestrais imediatos são o antigo Büllenbeisser (versão alemã do cão de touro) cruzado com grandes cães (os Hatzrüde), empregados para a caça a cavalo com matilha de cães e descendentes dos Alanos gentis. Mais tarde, os nomes de “Dogues de Ulm”, “Dogue dinamarquês”, “Cão de Wurtemberg” e “Grande Dogue” designaram os diferentes tipos desses cães.

PAÍS DE ORIGEM

NOME DE ORIGEM

OUTROS NOMES

CABEÇA

OLHOS

ORELHAS

CORPO

MEMBROS

CAUDA

PÊLO

PELAGEM

TAMANHO

PESO

Temperamento, aptidões, educação

Deve ser o mais pacífico de todos os Molossos. É um cão gentil, terno, manso, sensível, afetuoso, particularmente com as crianças. Equilibrado, calmo, latindo muito pouco, é agressivo unicamente se as circunstâncias o exigem. Vigilante, possuindo o sentido da propriedade, do território, ele mantém as distâncias e permanece desconfiado com os estranhos. Incorruptível, é realmente um cão de dissuasão. Sua educação deverá ser precoce e firme, porém paciente.

Conselhos 

A rigor pode viver em apartamento se puder se beneficiar de saídas diárias. Esportivo, precisa de espaço e de exercício. Entretanto, ele não deverá praticar muitos exercícios antes do final de sua fase de crescimento de modo a evitar problemas articulares e dos ligamentos. Também deve-se salientar que ele vive, em média, oito anos, o que é pouco. Seu pêlo deverá ser escovado regularmente.

Utilizações

Guarda, companhia.

Sair da versão mobile