Ícone do site Enciclopet

Foxhound Inglês

O único cão inglês de caça grossa, suas origens  são controversas. Teria sido criado por volta do século XV, na Grã-Bretanha para a caça à raposa (“Foxhound”) a partir de sabujos de caça ao veado, os Staghounds. Tratava-se de dispor de cães menores, muito rápidos e resistentes. O faro e a voz passam para segundo plano. O livro das origens da associação inglesa do Foxhound data de antes de 1800. A caça à raposa, com matilha e cavalos, atingiu seu ponto culminante na Inglaterra, durante a primeira metade do séc. XIX. Napoleão III apreciava muito esta raça. Nos Estados Unidos, é a base da criação do Foxhound americano desde o sécilo XVII. Também contribuiu para o desenvolvimento da criação francesa de cães de matilha utilizados para a caça grossa, introduzindo a ossatura, o vigor e a saúde. A F.C.I. reconheceu esta raça em 1964. Continua raro na França.




CÃES SABUJOS

Médio líneo. Sólido. Bem constituído. Andadura desenvolta.

PAÍS DE ORIGEM

NOME DE ORIGEM

OUTRO NOME

CABEÇA

OLHOS

ORELHAS

CORPO

MEMBROS

CAUDA

PELO

PELAGEM

TAMANHO

PESO

Temperamento, aptidões, educação

Cão robusto, corajoso, combativo, incansável e muito rápido, capaz de percorrer 6,5 km em 8 minutos ou de galopar durante horas a grande velocidade. Com faro pouco apurado e voz fraca, está sempre á procura de uma presa. Embora na Inglaterra, a raposa seja sua especialidade exclusiva, na França, caça o javali e o veado. Trabalha muito bem na água. Não é propriamente um cão de companhia. Deve sentir a autoridade de seu dono, aceitado como chefe da matilha.

Conselhos

No campo e com vários cães, o canil é o mais indicado. A vida em apartamento não é o ideal. Suporta mal a solidão e a inatividade. Escovação regular.

Utilização

Cão de caça.

Sair da versão mobile