Ícone do site Enciclopet

Grifo de Aponte de Pelo Duro

Foi o Holandês E. Korthals, chefe de canil na Alemanha no Grande ducado de Hesse, quem criou esta raça. A partir de 1860 ele se encarregou de regenerar o velho Grifo de pêlo duro por seleção, consangüinidade e introdução de sangue estrangeiro. Para isso fez o cruzamento de Grifos franceses e germânicos, de sua propriedade, com Bracos, Barbets e Spaniels. Sua primeira apresentação ocorreu em 1870. O primeiro padrão foi publicado em 1887. Esta raça, reconhecida pela F.C.I., está bem representada na França.




CÃES DE APONTE CONTINENTAIS

Médio líneo. Sólida constituição.

PAÍS DE ORIGEM

NOME DE ORIGEM

OUTROS NOMES

CABEÇA

OLHOS

ORELHAS

CORPO

MEMBROS

CAUDA

PELO

PELAGEM

TAMANHO

PESO

Temperamento, aptidões, educação

Vigoroso, resistente, tenaz, com faro muito sutil, capaz de manter o galope firme, é um cão de aponte polivalente para todo o tipo de caça, em qualquer tipo de terreno, (do mato ao pântano) e em qualquer tempo. É um bom rastreador, seu aponte é firme e é bom cobrador. É um narcejador ideal. Meigo, gentil, muito apegado a seu dono, é um companheiro agradável. Mas tem um temperamento muito forte e um pouco agitado. Sua educação deverá ser firme mas sem brutalidade.

Conselhos

Não está muito adaptado à vida de cidade. Não gosta da solidão nem de estar preso. Precisa gastar sua energia diariamente. Várias escovações semanais. Vigiar as orelhas.

Utilização

Caça, companhia.

Sair da versão mobile