Faz parte das raças muito antigas destinadas à caça ao lobo com matilha. Os cães Cinza de S. Luís poderão estar na origem do Grifo nivernês. Os cães da Auvergne, da Vendée, De Bresse e os Foxhound também poderão ser seus ancestrais. Foi no Morvan e no Nièvre que o Grifo nivernais apurou o tipo atual. O clube da raça foi criado em 1925. Após um período crítico, o Nivernais voltou ao topo e a seleção rigorosa tem como objetivo melhorar sua estrutura, sua velocidade e seu temperamento.




CÃES SABUJOS

Possante. De construção geral sólida. “Tosco”. Lã típica do Grifo, que lembra os sabujos primitivos. Andadura flexível e elástica.

PAÍS DE ORIGEM

  • França

Temperamento, aptidões, educação

O caçador de lobos de outros tempos conservou seu temperamento rústico, independente e sua paixão pela caça. Se tornou mais calmo, mais rápido, mas continua robusto sem temer a água, o frio ou o mato cerrado. Um faro muito apurado e uma voz de comando notável também explicam a reputação de que goza no meio da caça com matilha. É especialmente utilizado em pares ou em números reduzidos para a caça ao javali, mas também para a lebre e o cabrito montês. Pode se mostrar afetuoso e ser um bom companheiro, mas deve sentir a autoridade do dono, e aceitá-lo como o chefe da matilha.

Conselhos

Não é um cão de cidade. Só será feliz no campo. Necessita de exercício. Não gosta do calor. Escovação regular. Suas orelhas devem ser vigiadas.

Utilização

Cão de caça.