Ícone do site Enciclopet

Hovawart

Seu nome e sua forma atual derivam da palavra alemã hofewart (“guardião do pátio”) que designava o tradicional cão de guarda das fazendas alemãs do século XIII. Por esta razão ele é conhecido há muito tempo em seu país. Seus longínquos ancestrais seriam provavelmente Dogues asiáticos. Ao longo dos séculos a raça foi progressivamente abandonada. Somente nos anos 20 que a raça foi regenerada, a partir de cruzamentos com alguns Pastores alemães, Leonbergs e Terra-Novas. A raça foi reconhecida em 1936 e em 1964 este cão foi declarado cão de utilidade pela F.C.I.. Atualmente o Hovawart é bastante difundido na Alemanha e nos países escandinavos.




MOLOSSOS TIPO MONTANHÊS

Tamanho médio. Não é pesado. Mais longo que alto.

PAÍS DE ORIGEM

CABEÇA

OLHOS

ORELHAS

CORPO

MEMBROS

CAUDA

PELO

PELAGEM

TAMANHO

PESO

Temperamento, aptidões, educação

Muito resistente, vigoroso, enérgico, bom corredor, bom saltador, gostando de nadar e dotado de um excelente faro, vigilante mas jamais agressivo sem motivo; este cão é polivalente. Calmo, equilibrado, afetuoso com seus donos, manso com as crianças, é fácil de educar suavemente, mas com firmeza. Sua voz é forte, profunda e sonora, mas late pouco. Atinge a maturidade somente por volta de dois anos.

Conselhos

Suporta a vida urbana, mas é preciso fornecer-lhe espaço e exercício. Uma escovação semanal é suficiente para cuidar de sua pelagem.

Utilizações

Cão de rebanho. Cão de utilidade: salvador (avalanchas), cão farejador (de droga), guia para cegos. Cão de guarda e de companhia.

Sair da versão mobile