Ícone do site Enciclopet

Husky Siberiano

Na língua francesa do Canadá, Husky (“enrouquecido”) significa todos os cães de voz rouca que puxam os trenós. Originária da Sibéria do Norte, esta raça que provavelmente descende do lobo, foi desenvolvida por um povo aparentado com os Esquimós, os Chukchis. Em 1909, foi introduzido no Canadá para participar em concursos de trenós. O primeiro padrão data de 1930 e o primeiro clube americano foi criado em 1938. O Husky chegou à Europa a partir de 1950 e a raça foi reconhecida pela F.C.I. em 1966. Desde 1972, ano em que os primeiros Huskies foram introduzidos na França, assistimos a um desenvolvimento espetacular da sua população.




CÃES NÓRDICOS DE TRENÓ

O menor e o mais leve dos cães nórdicos. O mais rápido. Puro sangue elegante. Proporções harmoniosas. Movimentação leve e viva.

PAÍS DE ORIGEM

NOME DE ORIGEM

CABEÇA

OLHOS

ORELHAS

CORPO

MEMBROS

CAUDA

PELO

PELAGEM

TAMANHO

PESO

Temperamento, aptidões, educação

Rústico, extremamente resistente, muito independente e fugaz. Afetuoso, sociável, é um companheiro agradável. Não é um cão de guarda pois não desconfia de quem não conhece. Não é muito agressivo com os outros cães. O seu instinto de caça é muito forte, pelo que a propriedade em que reside deve estar bem vedada. Sua educação deverá ser firme para que considere seu mestre como o chefe da matilha.

Conselhos

Feito para a vida ao ar livre, fica infeliz num apartamento. Necessita de atividade intensa para manter seu equilíbrio. Escovação semanal. Desbaste em período de muda de pelo.

Utilização

Cão de trenó (cargas leves em velocidades moderadas em longas distâncias), cão de companhia.

Sair da versão mobile