Ícone do site Enciclopet

Korat

Um gato cinzento independente, amuleto de sorte.

Esta raça natural é originária da Tailândia onde se estabeleceu depois do século XIV. Tem o nome de uma província desse país, onde é considerada um amuleto de sorte, e aliás, a sua denominação original, Si-Sawat, é sinônimo de cor e prosperidade. O «Livro dos poemas sobre o gato» do reinado de Ayuthaya (1350-1767) refere que os «seus olhos cintilam como gotas de orvalho numa flor de lótus».




No final do século XIX, foram importados e exibidos alguns exemplares na Grã-Bretanha, mas sem sucesso, pois foram considerados Siameses azuis. Uma criadora americana, Jean Johnson, iniciou a sua criação em 1959. A raça foi reconhecida pela C.F.A em 1966 e pela T.I.C.A. em 1969.

O Korat foi homologado pela F.I.Fe assim que chegou à Europa, em 1972. Muito conhecido nos Estados Unidos, esta raça está pouco divulgada na Europa.

PAÍS DE ORIGEM

DESIGNAÇÃO DE ORIGEM

ASPECTO GERAL

CABEÇA

ORELHAS

OLHOS

PESCOÇO

CORPO

PATAS

CAUDA

PELAGEM

OBSERVAÇÖES

DEFEITOS

CARACTERÍSTICAS/PARTICULARIDADES

Gato vivo, ativo, muito ágil e brincalhão, mas que não gosta nem de agitação nem de barulho. Precisa de um ambiente calmo. Pouco sociável com os seus congêneres, mostra-se reservado em relação a estranhos. Meigo, muito afetuoso, hipersensível, é extremamente ligado ao dono. Requer muito amor e atenção. O seu miar é melodioso. Manutenção fácil, uma escovagem semanal é suficiente.

Sair da versão mobile