Ícone do site Enciclopet

Labrador Retriever

Originário do Canadá, seria descendente do cão de Saint Jones  que vivia na ilha de Terra-Nova no século XVIII. A raça foi definitivamente fixada no início do século XX na Inglaterra para onde ele teria sido importado após cruzamentos, principalmente com o Pointer. Introduzido na França desde 1896, em 1911 foi fundado o Retriever Club de France. Os mais difundidos dos Retrievers deve sua popularidade ao seu caráter excepcionalmente equilibrado, e é o que explica que ele tenha se tornado, antes de tudo, um animal de companhia. Excepcional guia de cegos.




CÃES RECOLHEDORES DE CAÇA

Fortemente constituído. Aspecto desembaraçado.

PAÍS DE ORIGEM

OUTRO NOMES

CABEÇA

OLHOS

ORELHAS

CORPO

MEMBROS

CAUDA

PÊLO

PELAGEM

TAMANHO

PESO

Temperamento, aptidões, educação

Muito ativo, ágil, seguro de si mesmo, teimoso, esse cão é dotado de um faro excepcional (“Pointer dos Retrievers”!), nada muito bem e é o rei dos Retrievers. Ele sabe recolher toda a caça tanto sobre a terra quanto na água. Possuindo uma memória visual muito grande, ele tem a capacidade de memorizar o ponto de queda de vários pássaros. É um rastreador tenaz e bom farejador de sangue da caça ferida. Muito equilibrado, nunca agressivo, o seu bom caráter o torna um agradável cão de companhia. Sua educação exige firmeza e suavidade.

Conselhos

Ele não suporta a solidão. Precisa de muitos exercícios para manter o seu entusiasmo sob controle. Escovar duas ou três vezes por semana. No período de mudança de pêlo escovar com almofaça.

Utilização

Cão de caça. Cão de utilidade: cão de assistência (guia de cegos), farejador de drogas. Cão de companhia.

Sair da versão mobile