Ícone do site Enciclopet

Oriental

O galgo dos gatos

Sendo ambos originários da Tailândia, o Oriental só difere do Siamês em termos da cor da pelagem e dos olhos. De acordo com algumas opiniões, o Oriental seria o tipo original e o Siamês uma variedade de Oriental colour point. Chegaram ambos à Grã-Bretanha no final do século XIX. Entre 1920 e 1930, o Siamês foi preferido ao Oriental. Este último passou apenas a desfrutar do interesse dos criadores ingleses após 1950.




Através do cruzamento de Siameses e Europeus de diferentes cores obtiveram-se, sucessivamente, Orientais chocolate, brancos (Foreign white) e azuis. A partir de 1968, alguns criadores americanos deram início a programas de criação privilegiando um tipo morfológico extremo, próximo do Siamês atual, enquanto que os ingleses continuaram a dar preferência ao tipo moderado. A C.F.A. reconheceu a raça em 1972 sob a denominação Oriental Shorthair.

Em 1994, homologou a variedade de pelo comprido (Oriental Longhair) ou Mandarim. O Oriental não está muito difundido.

PAÍS DE ORIGEM

OUTRAS DESIGNAÇÕES

ASPECTO GERAL

CABEÇA

ORELHAS

OLHOS

PESCOÇO

CORPO

PATAS

CAUDA

PELAGEM

CONDIÇÓES FISICAS

OBSERVAÇÓES

DEFEITOS

CARACTERÍSTICAS/ PARTICULARIDADES

Tal como o Siamês, o Oriental é muito vivo, extrovertido, orgulhoso, sedutor. Sociável, não aprecia a solidão. Brincalhão, tolera as crianças.

Mostra-se muito afectuoso com o dono, frequentemente possessivo, até mesmo déspota. Não admite a indiferença. “Palrador” com voz forte. Possui o temperamento de caçador.

A gata manifesta precocidade sexual (puberdade a partir dos 9 meses de idade) e cios frequentes. A sua prolificidade é superior à média da espécie. Manutenção fácil, requer apenas uma escovagem semanal.

Sair da versão mobile