Ícone do site Enciclopet

Pelado Mexicano

É uma das raças mais antigas do mundo. Este cão parece ter sido importado para o México a partir do nordeste da Ásia pelos antepassados nômades dos Astecas. Os primeiros habitantes do México, os Toltecas, tinham em seus templos os Chihuahuas. Os Astecas, que conquistaram o país, trouxeram o cão pelado. Para uns, o cruzamento destas duas raças teria resultado no cão Chinês de crista. O seu nome, Xoloitzcuintle, provém do antigo deus asteca Xolotl que acompanhava as almas até o além. Isso não impediu os índios de saborear sua carne ou de a guardar para se protegerem ou curar as doenças. As primeiras descrições deste cão datam do século XVII. O American Kennel Club publicou em 1933 um padrão do “Mexican Hairless Dog”. É raro na Europa.




TIPO PRIMITIVO

Harmonioso. Bem proporcionado. Pele lisa, macia ao toque.

PAÍS DE ORIGEM

NOME DE ORIGEM

OUTROS NOMES

CABEÇA

OLHOS

ORELHAS

CORPO

MEMBROS

CAUDA

PELO

PELAGEM

TAMANHO

PESO

Temperamento, aptidões, educação

Vivo, mas calmo, alegre, muito afetuoso, dotado de bom temperamento, é um companheiro agradável. Desconfiado com estranhos, o que faz dele um cão de guarda.

Conselhos

Precisa somente de pouco exercício. Sua pele frágil necessita de banhos regulares e a aplicação de cremes emolientes. Sensível ao frio e ao sol.

Utilização

Companhia, guarda

Sair da versão mobile