Ícone do site Enciclopet

Pointer

Segundo alguns, em Portugal havia um Braco sólido e rápido, infatigável, que caçava com o nariz no ar, que parece ser a origem do antigo Braco inglês. Em que época teria chegado à Inglaterra? No entanto, desde o século XVIII, existe um cão de aponte de pelo raso, originário de Portugal, que os criadores britânicos, através de vários cruzamentos, transformaram no Pointer moderno. Eles teriam utilizado o Foxhound, o Bloodhound e o Greyhound. No século XIX teria recebido grandes infusões de Bracos franceses e italianos. O clube foi criado em 1891. É uma raça bastante difundida na França, onde disputa o primeiro lugar com o Braco alemão entre os cães de aponte de pelo raso ou duro.




CÃES DE APONTE BRITÂNICOS

Aristocrático. Puro sangue dos cães de aponte. Mediolíneo. Bem constituído. Harmonioso. Força. Flexibilidade. Andadura unida. Galope alongado.

PAÍS DE ORIGEM

NOME DE ORIGEM

OUTROS NOMES

CABEÇA

OLHOS

ORELHAS

CORPO

MEMBROS

CAUDA

PELO

PELAGEM

TAMANHO

PESO

Temperamento, aptidões, educação

Resistente, tolerante, ativo, rápido, atleta ágil, este cão possui duas grandes qualidades: um faro excepcional de um apuro inigualável e velocidade de ação. É excelente na planície e em terrenos abertos. Sua busca é enérgica, ávida, contínua e de longa duração. Seu aponte (“pointer” = cão de aponte de pelo curto que se imobiliza para indicar a presença de caça) é espetacular, seguro e imóvel, em uma só palavra, “cataléptico”: corpo esticado, músculos retesados, cabeça alta e cauda rígida no prolongamento da linha do dorso, ele é então escultural. É o melhor cão de aponte. Como cobrador não é tão bom. É excelente com a galinhola, codorniz, faisão e a perdiz, sem desdenhar a caça de pêlo. É naturalmente agradável e seu bom temperamento faz dele um cão afetuoso. Quando necessário sabe ser cão de guarda. Sua educação deverá ser firme mas com paciência e suavidade.

Conselhos

Não é feito para a vida na cidade. Precisa de grandes espaços e muito exercício. É sensível ao frio e à umidade. Escovação semanal. Vigiar as orelhas.

Utilização

Caça, companhia.

Sair da versão mobile