Ícone do site Enciclopet

Puli

Este cão, que lembra o Terrier tibetano, descenderia do Pastor pérsio ou dos antigos Pastores da Ásia. O Puli chegou às planícies húngaras durante das invasões dos nômades Magiares no século XI foi durante muito tempo um condutor de rebanhos. Dado que os mesmos se tornaram raros, o Puli se converteu em guardião de fazenda, e chegou a ser empregado na polícia na qualidade de auxiliar. Foi em 1930 que chegou aos Estados Unidos, onde foi reconhecido pelo Kennel Club, seis anos depois. Seu padrão foi fixado em 1955.




CÃES PASTORES

Inscritível num quadrado.  Tipo “cob”.  Pele de cor cinza ardósia.  Movimentos curtos e saltitantes.

PAÍS DE ORIGEM

OUTROS NOMES

OLHOS

ORELHAS

CORPO

MEMBROS

CAUDA

PELO

PELAGEM

TAMANHO

PESO

Temperamento, aptidões, educação

Rústico, vivo, ágil, muito bom saltador, alegre, afetuoso e capaz de uma grande fidelidade. Independente e ao mesmo tempo possessivo, a presença de seus donos é indispensável para ele. É muito agradável com as crianças. Desconfiado com estranhos, ladrador (voz estridente), sabe se mostrar vigilante e dar o alarme. Sua educação deve ser precoce e suave.

Conselhos

Adapta-se à vida em apartamento, mas o exercício é necessário para ele. Sua pele encordoada não deve ser escovada ou penteada. Quando o pelo crescer por volta dos 8 a 12 meses, separar regularmente as mechas divididas com os dedos, até à pele. Dar banho quando estiver sujo. Cuidar das cordas situadas em redor dos lábios superior e inferior e do ânus de modo a evitar qualquer aglutinação de pelos.

Utilizações

Pastor de primeira ordem (ovelhas, bovinos, cavalos),caça (retriever) para a caça ao pato, guarda e companhia.

Sair da versão mobile