Ícone do site Enciclopet

Springer Spaniel Inglês

O Springer inglês é um dos mais antigos cães de caça. O Espanhol (ou Spaniel) da Idade Média seria seu ancestral. Ele descenderia do Spaniel de Norfolk. Os criadores ingleses realizaram vários cruzamentos, particularmente com o antigo Water Spaniel. Ele estaria na origem de todos os Spaniels, com exceção do Clumber. Sua cabeça lembra a do Spaniel francês. A raça foi oficialmente reconhecida em 1902. Ele se tornou o mais popular dos cães de caça das ilhas britânicas. Sua presença na França é relativamente recente. Ele é pouco utilizado na caça.




CÃES LEVANTADORES DE CAÇA

Harmonioso. Compacto. Forte. O Spaniel com mais raça. Movimentação balanceada, fácil, desembaraçada. Pode elevar simultaneamente os seus dois pés do mesmo lado.

PAÍS DE ORIGEM

NOME DE ORIGEM

OUTRO NOME

CABEÇA

OLHOS

ORELHAS

CORPO

MEMBROS

CAUDA

PELO

PELAGEM

TAMANHO

PESO

Temperamento, aptidões, educação

Resistente, robusto, vigoroso, tônico, rápido, nariz fino, ele não teme nem o mato, nem os terrenos úmidos. Ele tem mais recursos físicos e um influxo nervoso superior aos do Cocker. A sua busca muito ativa e movimentada o leva a perseguir vigorosamente a caça após tê-la apontado. Ele pula na vegetação causando pânico na caça, que levanta vôo (to spring: saltar e fazer a caça se elevar). Ele é excelente para o coelho, os faisões, a galinhola e a caça d’água (pato). Também é um Retriever excepcional, principalmente para o trabalho na água. Um pouco colérico, tendo muita raça, ele precisa ser educado com firmeza. Agradável companheiro, mas não é um cão de sala!

Conselhos

A vida num apartamento não lhe convém. Precisa de espaço e de muitos exercícios. Escovar duas vezes por semana. Vigiar suas orelhas.

Utilização

Cão de caça.

Sair da versão mobile