Ícone do site Enciclopet

Turco do Lago de Van

Todo branco com uma marca na cabeça e uma bela cauda colorida

Variedade do Angorá turco, porém mais maciço, este gato deve o seu nome ao lago de Van, situado junto ao monte Ararat, na Turquia Oriental. Raça muito antiga, referida já no século XVIII, foi só em 1955 que uma criadora britânica, Miss Laura Lushington importou exemplares para iniciar uma verdadeira criação na Europa. O G.C.C.F e a F.I.Fe reconheceram-na em 1969.




Em 1982, o Turco do Lago de Van chegou aos Estados Unidos, local onde foi homologado pela C.F.A. e pela T.I.C.A.

Apesar disso, esta raça está pouco espalhada na Europa.

PAÍS DE ORIGEM

OUTRA DESIGNAÇÃO

ASPECTO GERAL

CABEÇA

ORELHAS

OLHOS

PESCOÇO

CORPO

PATAS

CAUDA

PELAGEM

OBSERVAÇÓES

DEFEITOS

CARACTERÍSTICAS/PARTICULARIDADES

Este gato particularmente rústico, robusto, muito vivo, gosta de nadar. Graças à seleção, este animal que antes era considerado agressivo tornou-se sociável até com os seus congêneres.

Independente, com um carácter forte, brincalhão, mostra-se muito afetuoso e mesmo possessivo com os seus donos. É um excelente companheiro e possui uma voz moderada. adapta-se bem à vida num apartamento, embora um grande jardim com um lago seja mais adequado. O seu desenvolvimento é lento e são necessários 3 a 5 anos para atingir a sua beleza definitiva. Excepto durante o período da muda, bastante significativa antes do Verão, a sua manutenção requer apenas uma escovagem semanal.

Sair da versão mobile